Residential

Castell Project - Barcelona

As inspirações do Residencial Castell são completamente conectadas com a cidade e região ao seu redor. A Cataluña possui paisagens com tonalidades autênticas: fachadas de edifícios em tons pastéis, terracota e bege se conectam com as cores das areais das praias frequentadas tradicionalmente por seus habitantes e sazonalmente pelos turistas, dotadas de um azul esverdeado que muda de acordo com a incidência do sol. Essa combinação de nuances cria uma identidade que pode ser observada em obras icônicas, como Sagrada Família, Casa Batlló, Park Guell e entre outras construções menos conhecidas. 

Através dessa observação e análise da cidade e das paisagens, escolhemos as tonalidades das pedras que fariam parte do granilite, material protagonista no projeto, são elas as cores verde, azul, rosa e bege. Além disso, o próprio efeito do granilite remete aos recortes de azulejos que formam os mosaicos desenvolvidos por Antoni Gaudí
Também com inspirações neste arquiteto, a madeira escolhida para confeccionar a marcenaria foi o carvalho europeu, matéria-prima para a maioria dos móveis icônicos desenhados por ele e muito utilizada nos edifícios catalães. 

Tecnicamente a lareira deveria ser mantida na mesma posição por conta da tubulação do edifício, o que torna o projeto  interessante por transformar o elemento da lareira em protagonista na transição dos espaços, aportando tecnologia e também design contemporâneo. 
A cozinha que antes era enclausurada se abre e conversa com a sala de TV e Living, estruturando o conceito para os demais espaços e aportando funcionalidade. 

Os banheiros foram pensados para também serem protagonistas através de escolhas autênticas que se diferenciam do que é comum. Azulejos de fornecedores exclusivos são emoldurados pelas cores escolhidas para as paredes, o metais funcionam como o toque final da composição.